5 Dicas essenciais para cuidar da voz de cantores e músicos

A voz é fundamental para a comunicação humana. Ela foi responsável para que os então nômades homo sapiens começassem a organizar e conviver em sociedade. Desde então, é ela quem nos faz criar amizades, negociar, e nos tornarmos, de fato, humanos.

No mundo da música, é ela que encanta, que transmite mensagens e cria legiões de pessoas que compactuam com a mesma forma de pensar. Ela é tão fundamental para a nossa vida, que no dia 16 de abril é celebrado o Dia Mundial da Voz, como forma de conscientizar sobre os cuidados com a saúde e com sinais que possam indicar doenças.

Esta necessidade de prestar uma atenção redobrada na voz se faz ainda mais importante para os cantores profissionais ou semiprofissionais. Além destes músicos utilizarem a voz como instrumento e fonte de renda, esta atividade também pode fazer com que haja algum tipo de desgaste maior das cordas vocais.

Assim, manter cuidados diários é fundamental. Confira 5 destas dicas:

Hidratação: a base para uma voz saudável

Tomar água é importante para o bom funcionamento de todo o corpo. E com a voz não seria diferente. A hidratação é responsável pela limpeza das cordas vocais e de toda a garganta. Por conta disto, ela permite uma melhor performance em apresentações ou ensaios.

Ambientes úmidos e sua influência na saúde vocal

Respirar ar muito seco pode desgastar a voz. Por isto, é interessante manter os seus ambientes rotineiros, como casa, estúdio e mais espaços, com uma umidificação adequada, auxiliando na respiração e do bom funcionamento das cordas vocais.

Não cante com a garganta

Saber como cantar e como utilizar as cordas vocais é fundamental para não abusar da garganta. É necessário entender o seu corpo e de onde vem a voz. A principal dica neste sentido é utilizar a respiração para dar poder à voz, e não a garganta. Trata-se de um processo que demanda tempo e técnica de canto.

A importância do aquecimento vocal antes de cantar

Cantar, ou simplesmente saber usar a voz de forma correta, vai muito além de abrir a boca e tirar alguns sons da garganta. São muitos os músculos do corpo envolvidos nesta atividade. Assim, é necessário que eles estejam relaxados e com a postura adequada. Isto permite que a respiração também auxilie na voz, dando mais potência ao canto. Além disso, respirar pelo nariz durante a fala ou canto, evita que a garganta resseque.

Realize momentos de descansos

Por fim, assim como diversas outras atividades, é importante realizar momentos de descanso. O foco está em recuperar as cordas vocais e manter seu bem-estar após um ensaio ou apresentação.

Além de adotar hábitos saudáveis para preservar sua voz, contar com o equipamento certo é fundamental para garantir uma performance vocal de qualidade. Na Toda Música, oferecemos uma variedade de microfones para cantores, ideais para diferentes estilos e necessidades. Para entender melhor qual microfone se adapta ao seu perfil e ocasião, confira nosso guia completo sobre os diferentes tipos de microfones e suas aplicações.

 

Pague com
  • Pix
Selos

AFL COMERCIO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E AUDIO LTDA - CNPJ: 49.573.875/0001-71 © Todos os direitos reservados. 2025